top of page
  • Foto do escritorrafaellamousinhode

SINÉQUIA DE PEQUENOS LÁBIOS OU FIMOSE FEMININA. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?




Sinéquia vaginal é mais comum do que você imagina. É também conhecida como fimose feminina e Atinge cerca de 0,6% a 5% das meninas entre 3 meses e 10 anos de idade.


Trata-se da fusão ou aderência dos pequenos lábios vaginais que resulta em uma membrana translúcida fechando parcial ou totalmente a saída da vagina. Mas não há obstrução na saída da urina, esta tem sua passagem através da uretra, acima da vagina, ok?


Afinal, qual é a causa?


A causa é baixa taxa de hormônio sexual feminino, o estrogênio e a presença de fatores irritantes locais, como má higienização, período longo entre trocas de fraldas e umidade perineal.


Como é feito o diagnóstico?


Geralmente a sinéquia é diagnosticada em consulta de rotina com o pediatra, por isso a importância de estar sempre acompanhando com sua médica de confiança e é fundamental que a criança seja examinada como um todo. Ou seja, a genitália deve ser examinada em toda consulta.


Qual o tratamento?


O grau de aderência é variável, podendo ser parcial ou total. O tratamento pode ser conservador ou através de medicações prescritas pelo pediatra e, em casos mais raros, através de cirurgia.


  • TRATAMENTO CONSERVADOR: consiste no acompanhamento periódico com pediatra até o desfralde completo da criança, onde percebemos melhora gradual da aderência, pois o fator de umidade, inflamações e dermatites nas áreas das fraldas não estarão mais presentes.

  • MEDICAMENTOSO: através de pomadas prescritas pelo pediatra que podem conter hormônios femininos ou corticoides adequados para uso na mucosa. Lembre-se: jamais automedique seu filho, converse com o seu pediatra.

  • CIRÚRGICO: esta raramente é indicada, feita com cirurgiao pediátrico ou urologista pediátrico para separar os lábios vaginais.

Gostou do conteúdo? Já tinha ouvido falar nessa doença? Encaminha essa postagem para quem é ou será pai ou mãe de menina para observarem se há alguma alteração na genitália da sua bebê. Me siga também nas redes sociais:


Com carinho,


Dra Rafaella Mousinho

CREMEC 17277/RQE 9647



241 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page