top of page
  • Foto do escritorrafaellamousinhode

Primeiro banho do recém-nascido deve ser após 24h de vida: dicas práticas e orientações.

Atualizado: 20 de dez. de 2022



EU SOU DA ÉPOCA QUE A MÃE IA PARA A SALA DE PARTO COM A ROUPINHA DO BEBÊ E APÓS O NASCIMENTO ELE JÁ GANHAVA UM BANHÃO E IA PARA O QUARTO DA MÃE COM A ROUPINHA NOVA. LINDO, NÉ? #SQN


Vamos de recomendação atualizada?


Muita gente pensa que o banho no bebê recém-nascido é inofensivo e apenas causa benefícios para o neném, mas não é bem assim. Na maioria das vezes a escolha de qual hora dar o banho é influenciada por questões culturais ou tradição familiar de experiências anteriores.


Para que o primeiro banho aconteça o bebe deve ter estabilidade térmica e cardiorespiratória e recomenda-se manter o vérnix (aquela capinha esbranquiçada que pode ter em alguns bebês desde o nascimento), pois ela é protetora, hidratante, diminui a descamação e ajuda a controlar a temperatura corporal do bebê.

O vérnix é uma substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida a do queijo ou da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos. Composto por água, lipídios e proteínas, ele começa a ser produzido durante o 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto. Quanto mais tardio o bebê, maior a chance de ter vérnix em grande quantidade ao nascimento. Bebês prematuros, abaixo de 37 semanas, tem menor chance de tê-lo.

Quais as funções do vérnix para o bebê?

  1. Protege contra a infecção bacteriana

  2. Impede a desidratação e dimiuni a descamação da pele do bebê

  3. Tem ação cicatrizante de microlesões que podema contecer no parto

  4. Ajuda a controlar a temperatura, frequencia cardíaca e respiratória

Em poucos dias, geralmente 24-36h esse vérnix é reabsorvido pela pele do bebê. então, nada de esfregar a pele do RN para retirar essa camada. Lembre-se o bebê não nasce sujo. Essa camada é do bem, super protetora para o bebê.


Então, quais são as recomendações sobre o PRIMEIRO BANHO DO RECÉM-NASCIDO?


  • Ministério da Saúde: Após, no mínimo, 6h de vida. Idealmente após 12h.

  • Organização Mundial de Saúde: após 24h de vida.

A prática da maioria das nossas maternidades é dar esse primeiro banho após as 6h de vida. Porém, muitas maternidades estão adotando a espera de pelo menos 10h para fazê-lo. Nos EUA a prática é outra, os bebês tomam o primeiro banho geralmente entre 24-48h. Estudos demonstram maior taxa de aleitamento materno associado ao banho tardio.


Veja só as desvantagens do banho precoce (antes das 6h de vida) no recém nascido:


  • Hipotermia (queda da temperatura)

  • Aumento do consumo de oxigênio e stress respiratório;

  • Alteração dos sinais vitais

  • Aumentar o risco de dermatites por irritação da pele;

  • Alteração do pH cutâneo;

  • Dor

  • Diminui o tempo de contato pele a pele da mãe com o recém-nascido


Para crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV, Hepatite B ou Herpes o primeiro banho deve ser realizado o mais precocemente possível, na tentativa de reduzir o risco de transmissão da doença.


Eu sempre oriento às famílias que acompanho desde a consulta de pré-natal pediátrica, que o primeiro banho aconteça de preferência em casa ou pelo menos com 24h de vida em um ambiente tranqüilo, limpo e com temperatura adequada.


Lembrando que:


  1. Não há necessidade de mais de um banho por dia. Os recém-nascidos não têm odor e não secretam suor como nós adultos. Então um banho por dia com sabonete liquido de pH ligeiramente ácido é o ideal.

  2. Mas sem neura, viu? Se a noite seu bebê estiver estressado, com cólica, choro inconsolável, um banho morno de chuveiro ou de imersão na banheira alivia muito. Só lembre de não utilizar sabonete nesse outro banho para não ressecar muito a pele do bebê.

  3. Os hidratantes podem ser utilizados desde sempre. Converse com seu pediatra e peça a indicação de um adequado para sua pele. Dica que dou sempre: quanto menos perfume, mais adequado para o bebê pequeno. Fuja daqueles com cheiro intenso. Grande indicativo de ter muitas substâncias químicas inadequadas para a sua pele (mesmo que diga no rótulo que pode ser usado desde recém-nascido).

  4. Se forem utilizar óleos na pele do bebê, prefira os naturais e sem perfume industrializado.

Bebês prematuros necessitam ainda mais de cuidados com a pele, mais sensível, nos banhos e primeiros dias de vida. Busque um pediatra atualizado que consiga te indicar os melhores costéticos adequados para seu filho.


Com carinho,


Dra Rafaella Mousinho

Pediatra

CREMEC 17277/RQE 9647



16 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page